Prêmio FETRAM de Qualidade do ar 2021 reconhece comprometimento do setor de transporte com o meio ambiente

28 de junho de 2022

No dia 23 de junho foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio FETRAM de Qualidade do Ar 2021, que reconhece anualmente as empresas do setor de transporte que destacam-se no uso racional do combustível e na baixa emissão de poluentes pelos veículos. E mais uma vez, o SINTRAM marcou uma forte presença no evento e mostrou a importância que o serviço metropolitano atribui às questões socioambientais, celebrando o mérito das suas 19 associadas que serão agraciadas.

A premiação, promovida pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais – FETRAM, integra as ações desenvolvidas pelo Programa Ambiental do Transporte Despoluir.

Nesta edição, todas as empresas que ao longo de 2021 realizaram as aferições regularmente foram agraciadas com o troféu. Devido a pandemia, neste ano a premiação não dividiu os contemplados nas categorias “Ouro com Destaque”, “Ouro” e “Prata”.

Rubens Lessa, presidente da FETRAM e do SINTRAM, pontua que o setor de transporte está cada vez mais comprometido em promover um futuro mais limpo e consciente, e que é possível alinhar a atividade de transporte às boas práticas ambientais: “No momento em que o mundo discute saídas para aliar crescimento econômico com sustentabilidade, é natural que os olhares se voltem para o setor de transporte, que é um grande consumidor de combustíveis fósseis – responsável, portanto, por uma boa parte do aquecimento global. Não dá mais para falar em transporte sem tratar da adoção de programas que reduzam a emissão de gás carbônico. E aqui no Brasil estamos fazendo a nossa parte, construindo um modelo capaz de aliar crescimento e sustentabilidade O programa Despoluir é um ótimo exemplo disso. Defender e cuidar do meio ambiente hoje, se tornou um dever de todos, um legado da nossa para as futuras gerações.” Afirma.

Sobre o Despoluir

O objetivo do Programa Ambiental do Transporte Despoluir é engajar os trabalhadores do setor de transporte em ações voltados ao desenvolvimento sustentável.

Além de cuidar do meio ambiente, as ações do programa proporcionam para as empresas redução de custos, com aumento da eficiência operacional e, o mais importante, qualidade de vida e saúde para os trabalhadores do transporte.

O Despoluir executa ações nos seguintes eixos:
– Avaliação veicular ambiental.
– Tecnologias e energias limpas.
– Gestão ambiental.
– Educação ambiental.
– Divulgação de informações ambientais.
– Prêmios ambientais.

Em 2022 o Programa Ambiental do Transporte Despoluir completa 15 anos. De 2007 até maio deste ano, foram alcançados importantes resultados: mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares ambientais, com cerca de 88% de aprovação; 55 mil transportadores atendidos e mais de 19 mil profissionais capacitados, dentre outros.

Mais informações sobre o Despoluir em: https://www.despoluir.org.br/home/