Nota – Reajuste Tarifário – Dezembro-2017

28 de dezembro de 2017

Nota sobre o reajuste tarifário de dezembro de 2017

Belo Horizonte, 29 de dezembro de 2017. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (SINTRAM) informa que a adequação de valores do transporte metropolitano está prevista em contrato e é realizada anualmente.

O reajuste é necessário em função do aumento nos valores de mercado dos insumos que compõem a estrutura de custos do sistema. O diesel, cuja representatividade é de 28% da estrutura de custos, teve um aumento de 13% no períodode outubro de 2016 a dezembro de 2017, gerando,apenas este item, um impacto de 4% na tarifa. Também houve uma variaçãono preço dos veículos e dos salários e benefícios concedidos, de forma que o impacto geral na tarifa com o reajuste destes principais itens foi de 6,61%. Além da evolução dos insumos, também foi observada uma queda de 9% na demanda pagante.

Apesar do reajuste da tarifa ter sido abaixo daquele necessário para repor os custos da operação, é relevante considerar o momento sensível que a economia do país se encontra. O Sintramreafirma seu compromisso emcontinuar trabalhando para oferecer um serviço de qualidade aos usuários do transporte coletivo da região metropolitana de Belo Horizonte.