Nota ao jornal O Tempo – Ônibus incendiado

29 de janeiro de 2018

Demanda: O jornal O Tempo pede um balanço de veículos incendiados e informações sobre prejuízo das queimas, após incêndio em ônibus da linha 307B no dia 29 de janeiro.

Nota ao jornal O Tempo,

Belo Horizonte, 29 de janeiro de 2018. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (SINTRAM) informa que o veículo incendiado foi da linha 307B (Sapucaias – Metrô Via São Luís). Em 2017, foram incendiados 17 ônibus do sistema metropolitano de transporte.

O prejuízo das queimas de ônibus é integralmente arcado pelas empresas e representa cerca de R$ 400 mil por veículo incendiado – podendo variar conforme o modelo do carro. Para além do ônus às empresas, os atos de vandalismo prejudicam os usuários das linhas afetadas, graças à redução forçada do quadro de horários e até que o ônibus incendiado seja reposto por um novo. A reposição de veículos danificados por novos leva em média 180 dias.