Nota à TV Globo – Organização dos Terminais Metropolitanos

30 de janeiro de 2018

Demanda: A TV Globo fez questionamentos a respeito da administração e gestão dos terminais e estações de transferência, especialmente do terminal Justinópolis, bem como organização de filas de passageiros.

Nota à TV Globo,

Belo Horizonte, 30 de janeiro de 2018. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (SINTRAM) esclarece que as estações e terminais do Move Metropolitano são administradas pelo Consórcio Ótimo. Todos os terminais e estações metropolitanos da região central possuem sistema de organização de fila,  em atendimento a uma demanda dos próprios usuários. A gestão dos espaços é fruto do compromisso do SINTRAM com a qualidade do serviço prestado, já tendo sido inclusive utilizada como modelo para outros sistemas de transporte.

Nas estações da área central – nas avenidas Paraná, Santos Dumont, Aarão Reis e Bernardo Monteiro – são ao todo 27 funcionários por turno, nos horários de pico, se dedicando exclusivamente à organização de filas. Ainda há profissionais na linha de bloqueio, limpeza, manutenção, coordenação e bilheterias, todos uniformizados, identificados e aptos a prestar esclarecimentos ao público.

Já no terminal de integração de Justinópolis, há quatro funcionários por turno atuando especificamente com organização de filas.  Ao todo, são 12 funcionários por turno, distribuídos por diferentes funções, que também estão aptos a prestar informações e esclarecimentos ao público.

No sistema metropolitano de transporte, os agentes e fiscais de estação são todos treinados para atendimento ao usuário. Todos participam de um curso de 44 horas/aula para atuar com o público, incluindo relacionamento com consumidor, atendimento de qualidade e situações de emergência. O SINTRAM reafirma seu compromisso em continuar trabalhando para oferecer um serviço de qualidade aos usuários da rede metropolitana de transporte coletivo.