Nota à imprensa- Incêndio em ônibus

28 de dezembro de 2017

Demanda: No dia 28 de dezembro, um veículo da linha 2480 foi incendiado na rodovia BR-040. Diversos veículos de imprensa solicitaram um balanço de incêndios em ônibus do sistema metropolitano bem como informações sobre o prejuízo causado às empresas.

Nota à imprensa,

Belo Horizonte, 28 de dezembro de 2017. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (SINTRAM) informa que, em 2017, até o momento, foram incendiados 16 ônibus do sistema metropolitano de transporte. Em 2016, foram 13 ônibus incendiados.

O ônibus do sistema metropolitano que foi danificado nesta quinta-feira (28/12) é da linha 2480 (São José/Cidade Industrial). O veículo foi totalmente incendiado na rodovia BR-040, próximo à Ceasa, e a perícia está sendo feita no local. O SINTRAM esclarece que já há um veículo reserva disponível para reposição na linha afetada.

O prejuízo das queimas de ônibus é integralmente arcado pelas empresas e representa cerca de R$ 400 mil por veículo incendiado – podendo variar conforme o modelo do carro. Para além do ônus às empresas, os atos de vandalismo prejudicam os usuários das linhas afetadas, graças à redução forçada do quadro de horários e do número de veículos reservas na operação – até que o ônibus incendiado seja reposto por um novo.

O SINTRAM informa ainda que um veículo incendiado afeta, em média, cerca de 300 passageiros por dia. Esse número varia conforme a demanda/dia da linha alvo da ação de vandalismo.

Para minimizar o prejuízo causado aos usuários, a empresa disponibiliza um veículo reserva para rodar na linha afetada até que um novo veículo seja comprado. A reposição do ônibus danificado por um novo leva em média 180 dias.