62º Prêmio Motorista Padrão do Detran-MG premia pro-fissionais dos sistemas municipal e metropolitano de ônibus

12 de janeiro de 2023

Motoristas das empresas representadas pelo SetraBH e SINTRAM serão homenageados pelos bons exemplos e boas práticas na condução dos veículos

Estimular atitudes responsáveis e posturas cidadãs na condução de veículos, tendo co-mo foco a valorização da vida. É com esse objetivo que o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) vai realizar, no dia 22 de novembro, a entrega do 62º Prêmio Motorista e Motociclista Padrão. A premiação será às 9h, no Conselho Regional de Medi-cina de Minas Gerais, na rua Timbiras, 1200, no bairro Funcionários.

A premiação tem como objetivo homenagear condutores que tenham se destacado por boas práticas e bons exemplos na direção dos veículos e, assim, valorizar e incentivar o condutor que demonstra atitudes cidadãs no dia a dia no trânsito, de forma responsável, solidária e comprometida com a segurança viária.

Dentre as várias categorias premiadas, destaque para as categorias de Transporte Coleti-vo de Passageiros Urbanos, que premia motoristas que atuam em empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH).e a categoria de Transporte Coletivo de Passageiros Metropolitano, premia profissionais que atuam em empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Transporte de Pas-sageiros Metropolitano (SINTRAM).

Os motoristas premiados do sistema municipal foram:
1º lugar: Mauro Vitor de Paiva da empresa consorciada RODAP.
2º lugar: Edmilson Silva, da empresa consorciada MILÊNIO.

Os motoristas premiados no sistema metropolitano foram:
1º lugar: Heber Caixeta da empresa consorciada São Gonçalo
2º lugar: José Aparecido de Oliveira da empresa consorciada Viação Novo Retiro

“É um prêmio importante que valoriza, incentiva e reconhece o profissional, pelas boas práticas e bons exemplos na condução dos veículos, em sua jornada diária”, destaca o presidente-executivo do SetraBH, Raul Lycurgo Leite.

“Todas as ações que busquem a valorização e estimulem atitudes e condutas responsá-veis do profissional são sempre muito bem-vindas. Parabéns aos premiados, que agora se tornam multiplicadores de boas práticas em sua condução no trânsito sempre respei-tando as leis e valorizando a vida”, ressaltou o presidente do SINTRAM, Rubens Lessa.

Treinamentos constantes

As entidades do SetraBH e SINTRAM, destacam que todo o corpo de profissionais do se-tor de transporte público municipal e metropolitano, continuamente são treinados e reci-clados. O objetivo é conscientizar esses profissionais sobre a importância de oferecer um tratamento respeitoso aos passageiros do transporte coletivo, aos pedestres e demais usuários das vias públicas da capital e região metropolitana.

Durante os treinamentos são levantadas reflexões sobre as atitudes adotadas principal-mente em momentos de maior tensão, na busca da conscientização dos motoristas do sistema a adotarem um comportamento pacífico, para que sejam banidas atitudes agres-sivas nas relações pessoais e profissionais.

Os treinamentos buscam ainda a construção de relações profissionais baseadas no res-peito mútuo, aos usuários, pedestres, agentes de trânsito, ciclistas, motociclistas e moto-ristas de veículos particulares.