Nota à TV Record – Evasão no sistema de transporte

29 de janeiro de 2018

Demanda: A TV Record recebeu um vídeo de passageiros pulando a roleta de um veículo da linha 5460 e fez questionamentos a respeito da evasão no sistema de transporte.

Nota à TV Record,

Belo Horizonte, 29 de janeiro de 2018. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (SINTRAM) esclarece que a prática daevasão onera o sistema de transporte e prejudica o usuário pagante. A orientação das empresas é para que o motorista tente cobrar as passagens e, caso o passageiro se recuse a pagar, o motorista é instruído a levar o veículo até o posto policial mais próximo.

Dentre as medidas que estão sendo adotadas para inibir a evasão no transporte coletivo e aumentar a segurança dos usuários está a implantação da roleta dupla, também conhecida como roleta segura, que impede justamente que o passageiro consiga pular a catraca. Por todo o Brasil, várias cidades já adotaram ou estão em processo de implantação dessa medida. Na região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), as roletas seguras estão em fase de testes. Passada essa fase, e se aprovada pelo órgão gestor – Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP) –, a roleta segura será implantada em toda a RMBH.

O SINTRAM esclarece que vários usuários já têm manifestado satisfação com as medidas que visam diminuir a evasãoe reafirma seu compromisso em continuar trabalhando para oferecer um serviço de qualidade aos usuários do transporte coletivo da RMBH.