Nota à TV Globo – Reclamação de usuários de Betim

5 de março de 2018

Demanda: A TV Globo pede posicionamento com relação a reclamação de usuários de Betim sobre suposto descumprimento do quadro de horários, desvio de itinerário e não parada no ponto para embarque de idosos e deficientes.

Nota à TV Globo,

Belo Horizonte, 05 de março de 2018.O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (SINTRAM) informa que as empresas associadas investem periodicamente na qualificação e treinamento de seus colaboradores, de modo a orientar sobre as diretrizes de funcionamento do sistema e também para garantir a boa qualidade do atendimento prestado ao usuário. As empresas não aprovam as práticas de desvio de itinerários e não parada nos pontos para embarque de passageiros idosos e deficientes, sendo os profissionais punidos conforme a falha identificada em cada caso.

O SINTRAM esclarece ainda que a fiscalização do cumprimento do quadro de horários é de responsabilidade do órgão gestor, sendo que a bilhetagem eletrônica controla e comprova o cumprimento das viagens na escala prevista. Relatórios periódicos sobre esses horários são enviados para os órgãos fiscalizadores – no caso do transporte metropolitano, gerenciado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP), a fiscalização é feita pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER) de Minas.