Nota à TV Globo – Reajuste Tarifário e problemas no Terminal Vilarinho

2 de janeiro de 2018

Demanda: A TV Globo exibiu reportagem sobre o reajuste tarifário e problemas de limpeza e depredação encontrados na Estação Vilarinho na noite de Réveillon.

Nota à TV Globo,

Belo Horizonte, 02 de janeiro de 2018

Reajuste

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (SINTRAM) informa que a adequação de valores do transporte metropolitano está prevista em contrato e é realizada anualmente.

O reajuste é necessário em função do aumento nos valores de mercado dos insumos que compõem a estrutura de custos do sistema. O diesel, cuja representatividade é de 28% da estrutura de custos, teve um aumento de 13% no período de outubro de 2016 a dezembro de 2017, gerando, apenas este item, um impacto de 4% na tarifa. Também houve uma variação no preço dos veículos e dos salários e benefícios concedidos, de forma que o impacto geral na tarifa com o reajuste destes principais itens foi de 6,61%. Além da evolução dos insumos, também foi observada uma queda de 9% na demanda pagante.

Apesar do reajuste da tarifa ter sido abaixo daquele necessário para repor os custos da operação, é relevante considerar o momento sensível que a economia do país se encontra. O SINTRAM reafirma seu compromisso em continuar trabalhando para oferecer um serviço de qualidade aos usuários do transporte coletivo da região metropolitana de Belo Horizonte.

Estação Vilarinho

Com relação aos problemas citados na Estação Vilarinho, em reportagem veiculada no dia 1º de janeiro no MGTV 1ª Edição, o SINTRAM informa que o terminal foi vítima de vandalismo na noite de Réveillon. Ações como essa infelizmente são comuns, mas os danos mostrados já foram reparados nesta terça-feira (02/01).

O SINTRAM esclarece que a limpeza do terminal é feita diariamente e que existem 25 lixeiras distribuídas por toda a estação. A equipe de manutenção do terminal também realizou nesta terça-feira uma revisão dos pontos elétricos expostos, exibidos na reportagem, e a questão já foi resolvida.

Devido aos constantes atos de vandalismo, os equipamentos de incêndio da Estação Vilarinho estão sendo remanejados para outros pontos, em acordo com a Brigada de Incêndio do Shopping Estação BH. Todos os equipamentos passaram por manutenção recente e estão dentro do prazo de validade. O SINTRAM informa ainda que há vigias trabalhando diariamente pela segurança do terminal e de seus usuários.