Tons de azul, laranja, ônibus mais modernos e uma nova marca: o TREM — sigla para Transporte Estadual Metropolitano. Quem circula pelas ruas de BH e da Região Metropolitana já percebeu essas diferenças: os ônibus metropolitanos estão de cara nova.
No entanto, com a novidade, surgem também as dúvidas e a curiosidade dos passageiros. “Por que mudou?”, “O que isso significa?”, “Meu ônibus ainda é o mesmo?” Essas perguntas refletem uma mensagem de transformação maior a ser compreendida.
O novo layout da frota metropolitana, desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), marca um passo importante na modernização do transporte coletivo metropolitano. A proposta, segundo o Governo, é criar uma identidade visual unificada para o sistema metropolitano, conectando os ônibus e o BRT às cores e ao estilo já adotados no metrô de Belo Horizonte.
A nova paleta de azul e laranja facilita a identificação dos veículos nas ruas e reforça a ideia de que ônibus e metrô fazem parte do mesmo pacote de melhorias estruturais para a mobilidade urbana.
A frota anterior, que ainda circula com alguns veículos, era predominantemente branca e vermelha. Agora, o azul vibrante e o laranja dão vida aos novos ônibus, com sinalização mais clara, logotipos modernos e traços visuais harmônicos, que oferecem uma experiência mais intuitiva e segura.
Vale lembrar que, além da nova frota de ônibus, o projeto da nova identidade inclui a revitalização da Linha 1 do metrô, a expansão da Linha 2, o BRT Metropolitano, a implantação de corredores exclusivos de ônibus em Santa Luzia e Ribeirão das Neves, além de investimentos em bilhetagem digital e infraestrutura urbana.
“Em vez de debater valores, o que se discute é quando o público vai receber um serviço melhor. A nova identidade visual representa exatamente isso: um símbolo de avanço, de integração e de entrega à população”, destaca o governador Romeu Zema.
Um trabalho em conjunto com o Sintram
O Sintram, entidade que representa as consorciadas que operam as linhas metropolitanas, foi parceiro estratégico em todas as etapas da renovação da frota, incluindo o processo de implementação do novo layout.
Segundo o presidente Rubens Lessa, adotar essa nova identidade visual é um marco — e vai além da estética:
“Essa mudança visual oferece mais clareza, acessibilidade e agilidade para quem usa o transporte coletivo todos os dias. O novo design facilita a identificação dos ônibus, padroniza a experiência do passageiro e reforça o compromisso com uma mobilidade mais moderna e eficiente.
O Sintram abraça essa mudança e segue atuando ativamente para garantir que ela vá muito além da pintura e chegue à qualidade do serviço”, afirma Lessa.
Ao todo, cerca de 625 veículos já operam com o novo layout. Até o fim do cronograma de entregas, todos os 850 novos ônibus adquiridos dentro do acordo firmado entre o Governo do Estado e o Sintram contarão com a nova identidade.
Mineiridade que conecta
Como não poderia deixar de ser, a nova marca “TREM” também carrega um toque único de mineiridade. Além de ser a sigla oficial do sistema, ela faz alusão ao jeito típico de se referir a “tudo que é bom” em Minas Gerais.
Segundo a Seinfra e o Sintram:
“Agora, até ônibus é TREM, e isso, no melhor dos sentidos, é um trem bom demais.”
“O trocadilho bem-humorado no nome da frota foi uma ideia muito feliz dos criadores. Isso gera mais conexão com a marca, nos aproximando mais dos passageiros no dia a dia”, comenta Lessa.
Muito além da pintura: um símbolo de compromisso
A renovação da frota, acompanhada do novo layout, também é reflexo direto do trabalho estratégico do Sintram e suas empresas consorciadas, que atuam diariamente para oferecer um serviço mais qualificado e conectado com as necessidades da população.
As mudanças também simbolizam o esforço conjunto entre poder público e setor privado para modernizar o transporte metropolitano da RMBH, traduzindo o que vem sendo construído entre o Governo e o Sindicato: um sistema mais eficiente, mais conectado e mais próximo das pessoas.
“Para os passageiros, toda essa transformação tem um impacto direto: ônibus novos, mais confortáveis, com tecnologia de ponta e identidade visual clara, que contribuem para mais acessibilidade, eficiência, conexão no dia a dia e menos poluição ao meio ambiente”, finaliza o presidente do Sintram.