REAJUSTE TARIFÁRIO – RESOLUÇÃO Nº 037 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2018

29 de janeiro de 2019

Nota enviada à imprensa:
Belo Horizonte, 28 de dezembro de 2018. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) informa que a adequação de valores do transporte metropolitano está prevista em contrato e é realizada anualmente. Os novos valores – disponibilizados em resolução publicada pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) – começam a valer a partir da zero hora do sábado, 29 de dezembro de 2018. O reajuste médio foi de 6,40%, e o valor da tarifa preponderante vai de R$ 5,00 para R$ 5,35, abrangendo 220 linhas.

O reajuste é necessário em função do aumento nos valores de mercado dos insumos que compõem a estrutura de custos do sistema. O diesel, cuja representatividade é de 25% da estrutura de custos, teve um aumento de 13,03% de outubro de 2017 para outubro de 2018, gerando, apenas este item, um impacto de 3,26% na tarifa. Também houve uma variação no preço dos veículos – importante ressaltar que o sistema foi vítima de dezenas de ataques e incêndios, com alto custo de reposição dos carros -, além dos salários e benefícios concedidos. Apenas os gastos com mão de obra, que representam 44,24% da estrutura de custos do sistema, registraram aumento de 4% no último ano.

Juntamente com outras despesas do sistema, bem como análise da demanda e produção operacional, a planilha de custos do contrato indicava uma necessidade de reajuste da tarifa de pelo menos 9,90%. Considerando o momento sensível que a economia do país se encontra, no entanto, foi definido por um reajuste abaixo daquele necessário para repor os custos da operação – o reajuste médio foi de 6,40%. Ainda assim, o Sintram reafirma seu compromisso em continuar trabalhando para oferecer um serviço de qualidade aos usuários do transporte coletivo da região metropolitana de Belo Horizonte.