Nota ao portal RibeirãodasNeves.net – Roleta dupla

25 de janeiro de 2018

Demanda: O portal RibeiraodasNeves.net questionou a implantação da roleta dupla em alguns ônibus da cidade.

Nota ao portal RibeirãodasNeves.net,

Belo Horizonte, 25 de janeiro de 2018. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (SINTRAM) informa que a implantação da roleta dupla, também conhecida como roleta segura, tem como objetivo inibir a evasão no transporte coletivo e aumentar a segurança dos usuários. Por todo o Brasil, várias cidades já adotaram ou estão em processo de implantação da medida.

Na região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), as roletas seguras estão em fase de testes. As catracas que estão sendo instaladas agora já foram adaptadas – são mais largas –, contemplando, assim, eventuais limitações e dificuldades de locomoção de gestantes, obesos e pessoas com mobilidade reduzida. Passada a fase de testes, e se aprovada pelo órgão gestor – Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) –, a roleta segura será implantada em toda a RMBH.

O SINTRAM esclarece que vários usuários já têm manifestado satisfação com as medidas que visam diminuir a evasão, que onera o sistema e prejudica o usuário pagante, e reafirma seu compromisso em continuar trabalhando para oferecer um serviço de qualidade aos usuários do transporte coletivo da RMBH.