Comunicado – Coronavírus

Desde o momento em que houve uma escalada no número de casos confirmados da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano de Passageiros (Sintram) agiu preocupado com a saúde de seus colaboradores e clientes usuários do transporte, com a missão de colaborar para as medidas preventivas contra a disseminação da doença. Em Minas Gerais, até esta sexta-feira (20) já foram confirmados 29 casos e outros 2.000 estão sendo investigados. Com a missão de transportar 760 mil pessoas por dia em mais de 16 mil viagens, as associadas se anteciparam e deram início a uma série de ações já no primeiro momento. 
O Sintram determinou na última segunda-feira (16) que as associadas intensifiquem a higienização de veículos durante todo o dia. A ordem é que a limpeza seja reforçada, principalmente na parte interna, nos balaústres e pega-mãos, locais em que os usuários têm maior contato.  Também no volante, marcha e botões, espaço utilizado pelo motorista. O Sintram também determinou que as janelas dos veículos fiquem abertas e, nos ônibus com ar condicionado, recomendou a utilização do sistema do modo ventilação aberto. Como uma das principais formas de prevenção à Covid-19 é a higienização constante das mãos, o Sintram disponibilizou álcool em gel em terminais de integração e estações da área central (que estão sujeitos à disponibilidade no mercado, devido a grande procura do momento). Usuários e colaboradores também vem sendo constantemente orientados sobre a prevenção por meio de cartazes, monitores e posts nas redes sociais. 
O Sintram acompanha atentamente os desdobramentos relacionados à pandemia e preocupa-se com a saúde e segurança de seus colaboradores, operadores do transporte e dos usuários do sistema de transporte metropolitano. 
Para as pessoas que não podem ficar em isolamento, o Sintram está aqui, através de suas empresas associadas e operadores do transporte, assegurando o direito social de ir e vir. Transportando pessoas com responsabilidade!
Medidas adotadas: 
 – orientação de todos os funcionários sobre como podem se prevenir contra o coronavírus;- disponibilização de álcool em gel 70° INPM para todos os colaboradores e operadores do transporte, inclusive em terminais e estações, dependendo da disponibilidade do produto no mercado;- afixação, em toda frota, terminais e estações, de cartazes com dicas de prevenção ao Coronavírus – divulgação, nos monitores das estações de transferência e nas redes sociais, de dicas de prevenção ao Coronavírus;- higienização dos veículos com mais frequência no decorrer do dia;- reforço na limpeza diária interna dos veículos, desinfecção e limpeza de balaústres e pega-mãos;- orientação para que as janelas dos ônibus permaneçam abertas para uma melhor circulação do ar;- utilização do sistema de ventilação aberta nos ônibus com ar condicionado.
Medidas adotadas com os colaboradores, operadores do transporte: 
– lavem as mãos e antebraço com água e sabão;- limpem as mãos e objetos tocados frequentemente com álcool em gel 70° INPM;- evitem cumprimentos com beijos, apertos de mãos e abraços;- evitem tocar no rosto antes de higienizar as mãos; – proteger a boca na parte interna do antebraço ao tossir ou espirar;- utilizar lenços descartáveis quando estiver com o nariz escorrendo;- evitar sair de casa caso apresente sintomas de gripe ou similar;- seguir as orientações oficiais do Ministério da Saúde e autoridades sanitárias.